História da AFC

Inspirado pelos seus antepassados, João Carlos de Sousa Carvalho criou em 1978, na pequena e antiga vila da Lagoa, a Agência Funerária Carvalho.

A empresa, registada primeiramente em nome individual, surgiu com o intuito de satisfazer as lacunas que se faziam sentir na vila relativamente ao tipo de serviço que a mesma estaria pronta a oferecer. A profunda ligação, por parte do fundador, ao ramo de negócio também fez com que nascesse a funerária uma vez que trabalhou grande parte da sua vida como carpinteiro e por ter colaborado na produção e conceção de urnas de madeira (criptoméria) forrados a pano pertencente à sua família.

No final da década de 70 e inícios da década de 80, apenas eram dois os colaboradores da funerária, o fundador e Floriano Raposo (falecido). A sede, que ainda permanece a mesma, localizava-se no Rosário, na Avenida Infante Dom Henrique, nº27.


A aquisição, em 1982, do primeiro carro funerário tornou a agência a primeira da Lagoa a proporcionar este tipo de transporte, visto que até à data os funerais eram realizados a pé, se fosse na própria vila, e a carreta se fosse para outras localidades.


Face às novas exigências do mercado, no mesmo ano, 1982, a Funerária Carvalho estabelece a sua primeira parceria com Manuel Gomes dos Reis, fornecedor de São João da Madeira no Porto passando, assim, a receber as urnas de Portugal Continental e a deixar aos poucos a produção manual e artesanal das mesmas.


Em 1985, João Carvalho decide investir em novas localidades da ilha abrindo filiais na Vila Franca do Campo (Rua Almirante Gago Coutinho, nº60) e na Ribeira Grande (Largo do Rosário, nº2). Cinco anos depois abre uma nova filial nos Fenais da Ajuda (Rua da Palha, nº3) e estabelece parcerias com duas empresas de arte floral da ilha de São Miguel - Jardimcampo e Plantivime.

A Funerária Carvalho em 1993 sofre uma restruturação em termos legais, passando a ser uma sociedade por quotas com os seguintes sócios: João Carlos de Sousa Carvalho, Maria Isabel Garcia de Sousa Carvalho, João Manuel Soares da Ponte e Ana Paula Garcia Carvalho da Ponte.

Alguns anos mais tarde a empresa mudou também os seus fornecedores passando a realizar acordos com outras empresas e companhias de Portugal Continental.

A aposta em novas zonas da ilha de São Miguel realizou-se novamente em 1998 com a abertura de duas novas filiais, uma na Vila de Rabo de Peixe (situada no ano de abertura na Rua Dr. Francisco Sá Carneiro e atualmente na Rua Infante D. Henrique, nº9) e uma no Pico da Pedra (situada na Rua dos Prazeres, mudando apenas de edifício em 2015 na mesma rua). No novo milénio, abriu uma filial em Ponta Delgada (Edifício Boavista - Rua Doutor Homem de Gouveia, nº5B).


Todas as filiais ainda hoje encontram-se em funcionamento e servem como pontos estratégicos para fazer face às exigências e necessidades da população da ilha em relação aos serviços que a funerária oferece. Para além das filiais físicas, que se encontram todas registadas na Direção Regional de apoio ao investimento e à competitividade, a agência apostou em ligações telefónicas para três outras localidades da ilha - Mosteiros, Fajã de Baixo e Lomba da Maia.


Atualmente, a Agência Funerária Carvalho conta com sete colaboradores (1 sócio-gerente e 6 técnicos logísticos), seis carros funerários e com sete escritórios.

“Sentimos saudade de certos momentos da nossa vida e de certos momentos de pessoas que passaram por ela” – Carlos Drummond de Andrade

Em memória de Floriano Raposo e Marcelino Aguiar

Share by: